Aqui você encontra os módulos de acordo com seus objetivos didáticos e com a distribuição do conteúdo. Abaixo você pode ver um exemplo de plano de ensino padrão para um módulo de 18 aulas.
Módulo I
Objetivos didáticos: Estudar o instrumento musical específico escolhido para aprofundamento ao longo do curso. Conhecer sua técnica, seu repertório, suas características e sua linguagem musical. Introduzir o estudo dos elementos da grafia musical. Analisar e reconhecer intervalos simples e compostos da escala diatônica. Formar acordes e reconhecer cifras.
Conteúdo:
- Acordes;
- Técnicas de execução de ritmo – arpejos e técnicas de palhetada;
- Conhecimento do braço do violão – as quatro posições do braço;
- Escrita musical – cifras, tablatura e partitura;
- Introdução à escalas e intervalos;
- Composição musical;
- Repertório.
Módulo II
Objetivos didáticos: Estudar o instrumento musical específico escolhido para aprofundamento ao longo do curso. Aprofundar o estudo dos elementos da grafia musical, sendo capaz de reconhecer a leitura e escrita de partitura, cifra e tablatura. Analisar e reconhecer intervalos simples e compostos da escala diatônica no ciclo das quintas e quartas em seus modos maior e menor. Formar acordes e reconhecer cifras.
Conteúdo:
- Ritmos compostos e alternados;
- Arpejos e palhetada – técnica de velocidade e precisão;
- Escrita musical – solfejo e escrita para violão na partitura a duas e três vozes;
- Intervalos simples e compostos,
- Escalas, ciclo de quintas ascendente e descendente;
- Campo harmônico – tétrades e complementos harmônicos;
- Composição musical;
- Repertório.
Módulo III
Objetivos didáticos: Estudar o instrumento musical específico escolhido para aprofundamento ao longo do curso. Aprofundar o estudo dos elementos da grafia musical e do solfejo. Aprofundar o conhecimento por meio da composição musical. Analisar e reconhecer intervalos simples e compostos da escala diatônica no ciclo das quintas e quartas em seus modos maior e menor. Reconhecer acordes diatônicos e acordes emprestados. Reconhecer funções de acordes diatônicos.
Conteúdo:
- Elementos e ferramentas para arranjo – escrita em blocos e contracanto;
- Composição musical – composição de pequenas peças instrumentais;
- Campo harmônico – cadências, funções harmônicas e empréstimos modais;
- Escrita musical – solfejo e escrita para pequenos grupos instrumentais;
- Editoração (software de partituras);
- Repertório.
Módulo IV
Objetivos didáticos: Estudar o instrumento musical específico escolhido para aprofundamento ao longo do curso. Aprofundar o estudo dos elementos da grafia musical e do solfejo. Aprofundar o conhecimento por meio da composição musical. Analisar e reconhecer intervalos simples e compostos da escala diatônica no ciclo das quintas e quartas em seus modos maior e menor, incluindo cromatismos. Reconhecer funções de acordes diatônicos e cromáticos.
Conteúdo:
- Composição musical;
- Empréstimos modais, modulação e harmonia expandida;
- Escrita musical – composição e registro de suas músicas na partitura;
- Editoração (software de partituras);
- Repertório.
Plano de ensino
Curso: violão.
Ano/Módulo: Primeiro.
Docente: Daniel de Souza Mendes
Carga horária: 20 horas/aula distribuídas em até seis meses.
Ementa
Estudar o instrumento musical específico escolhido para aprofundamento ao longo do curso. Conhecer sua técnica, seu repertório, suas características e sua linguagem musical. Aprofundar o estudo dos elementos da grafia musical. Analisar intervalos simples e compostos da escala diatônica no ciclo das quintas e quartas em seus modos maior e menor. Formar acordes e analisar suas funções no campo harmônico.
Competências
- Aplicar a linguagem musical por meio do instrumento;
- Expressar-se por meio do instrumento, evidenciando o domínio de produção sonora específica;
- Identificar e apreciar o repertório específico do instrumento;
- Identificar, reconhecer e articular conhecimentos sobre intervalos, escalas, acordes e suas funções;
- Aprimorar a desenvoltura corporal, emocional e verbal;
- Emitir e receber críticas aplicadas à performance.
Bases tecnológicas
- Linguagem musical aplicada;
- Técnicas de afinação;
- Natureza física do instrumento;
- Técnica de execução do instrumento;
- Leitura à primeira vista;
- Repertório;
- Expressão, estilo, caráter e gêneros musicais;
- Expressão corporal e vocal.
Disciplinas correlatas:
- História da música;
- Teoria e percepção musical.
Conteúdo programático – Cronograma
Aula: | Conteúdo – Súmula |
1 | Apresentação; introdução ao estudo do instrumento; apresentação do plano de ensino para o estudante; definição de repertório e material didático. |
2 | Conhecimento do instrumento; afinação e reconhecimento do braço do instrumento. Conhecimento das funções rítmicas (mão direita) e melódicas (mão esquerda). Repertório: reconhecer as cifras, execução de ritmos simples. |
3 | Revisão de afinação do instrumento e estudo da primeira posição do instrumento (notas naturais das primeiras 4 casas).Repertório (primeira música): execução do ritmo e prática da fluência do tempo musical. Introdução à segunda música. |
4 | Estudo de mão direita: dedilhados e ritmos básicos para música popular. Introdução à leitura musical: tablatura e partitura. Apreciação musical. Estudo de métricas binárias, ternárias e quaternárias. |
5 | Estudo de mão direita: variação dos dedilhados e dos ritmos básicos para música popular. Prática de leitura musical: iniciação aos valores rítmicos. |
6 | Estudo prático de mão direita: dedilhado simultâneo de baixo e melodia. Estudo de repertório (segunda música) com os dedilhados estudados. |
7 | Estudo das variações de posições de acordes e introdução ao uso de pestana para transposição de acordes. Reconhecer cifras de acordes com sustenido e com 7ª.Estudo do repertório e aplicação do estudo dos acordes. Prática de leitura musical: exercícios melorrítmicos. |
8 | Introdução a intervalos, escalas e acordes a partir da análise do repertório. Introdução a composição musical. |
9 | Estudo de intervalos e formação de acordes: identificando as principais qualidades de tríades e tétrades. Composição musical: compreender melodia, harmonia e ritmo a partir da prática criativa. |
10 | Prática de leitura musical. Exercícios de mão direita: ritmos binários, ternários e quaternários. |
11 | Repertório (terceira música): introdução ao estudo de escalas aplicado ao repertório. Apreciação musical: violão solo, violão base/rítmico e arranjo. Tarefa específica: escrever um comentário crítico sobre a apreciação, desenvolvendo capacidade de articulação dos conhecimentos musicais. |
12 | Estudo de escala, acordes e formação de campo harmônico em tonalidade maior: compreender a relação das escalas com acordes. |
13 | Composição musical aplicando o conhecimento de escalas maiores, acordes e ritmos. Estudo das principais progressões de acordes em modo maior. Ciclo das quintas e das quartas. |
14 | Estudo de escalas, acordes e formações de campo harmônico em tonalidade menor: compreender a relação das escalas com acordes. |
15 | Composição musical aplicando o conhecimento de escalas menores. Estudo das principais progressões de acordes em modo menor. |
16 | Repertório (quarta música): estudo de músicas com escalas. |
17 | Revisão do semestre com ênfase no repertório. |
18 | Avaliação e ensaio para apresentação. |
Metodologia
Aulas expositivas, estudo de técnica instrumental, prática de repertório, apreciação musical. A metodologia é baseada no estudo unificado dos elementos musicais a partir da prática do instrumento, tendo como referência teórica o trabalho de Keith Swanwick (1979) e expresso pela sigla TECLA – Teoria, Execução, Composição, Linguagem e Apreciação. A partir do estudo conjunto destas cinco bases de competência o estudante desenvolverá autonomia artística, capacidades de expressão, além de desenvolver o conhecimento da linguagem musical, por meio do instrumento escolhido.
Bibliografia básica:
PINTO, Henrique: Curso Progressivo de violão, 2°, 3°, 4° ano. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1982.
___________: Iniciação ao Violão (princípios básicos e elementares para o principiante). São Paulo: Ricordi Brasileira, 1978.
FARIA, Nelson: Acordes, Arpejos e Escalas para violão e guitarra. 2ª ed.: Rio de Janeiro: Lumiar, 1999.
___________: A arte da improvisação. Rio de Janeiro: Lumiar, 1991. p. 94
GUEST, Ian: Arranjo: método prático incluindo revisão dos elementos da música. Rio de Janeiro: Lumiar, 1996.
FEWELL, Garrison: Jazz Improvisation for Guitar. Boston: Berkley Press, 2005.
Bibliografia complementar:
SWANWICK, Keith. A Basis for Music Education. London: Routledge, 1979.