Módulos e plano de ensino

Aqui você encontra os módulos de acordo com seus objetivos didáticos e com a distribuição do conteúdo. Abaixo você pode ver um exemplo de plano de ensino padrão para um módulo de 18 aulas.

Módulo I

Objetivos didáticos: Estudar o instrumento musical específico escolhido para aprofundamento ao longo do curso. Conhecer sua técnica, seu repertório, suas características e sua linguagem musical. Introduzir o estudo dos elementos da grafia musical. Analisar e reconhecer intervalos simples e compostos da escala diatônica. Formar acordes e reconhecer cifras.

Conteúdo:

  • Acordes;
  • Técnicas de execução de ritmo – arpejos e técnicas de palhetada;
  • Conhecimento do braço do violão – as quatro posições do braço;
  • Escrita musical – cifras, tablatura e partitura;
  • Introdução à escalas e intervalos;
  • Composição musical;
  • Repertório.

 

Módulo II

Objetivos didáticos: Estudar o instrumento musical específico escolhido para aprofundamento ao longo do curso. Aprofundar o estudo dos elementos da grafia musical, sendo capaz de reconhecer a leitura e escrita de partitura, cifra e tablatura. Analisar e reconhecer intervalos simples e compostos da escala diatônica no ciclo das quintas e quartas em seus modos maior e menor. Formar acordes e reconhecer cifras.

Conteúdo:

  • Ritmos compostos e alternados;
  • Arpejos e palhetada – técnica de velocidade e precisão;
  • Escrita musical – solfejo e escrita para violão na partitura a duas e três vozes;
  • Intervalos simples e compostos,
  • Escalas, ciclo de quintas ascendente e descendente;
  • Campo harmônico – tétrades e complementos harmônicos;
  • Composição musical;
  • Repertório.

 

Módulo III

Objetivos didáticos: Estudar o instrumento musical específico escolhido para aprofundamento ao longo do curso. Aprofundar o estudo dos elementos da grafia musical e do solfejo. Aprofundar o conhecimento por meio da composição musical. Analisar e reconhecer intervalos simples e compostos da escala diatônica no ciclo das quintas e quartas em seus modos maior e menor. Reconhecer acordes diatônicos e acordes emprestados. Reconhecer funções de acordes diatônicos.

Conteúdo:

  • Elementos e ferramentas para arranjo – escrita em blocos e contracanto;
  • Composição musical – composição de pequenas peças instrumentais;
  • Campo harmônico – cadências, funções harmônicas e empréstimos modais;
  • Escrita musical – solfejo e escrita para pequenos grupos instrumentais;
  • Editoração (software de partituras);
  • Repertório.

Módulo IV

Objetivos didáticos: Estudar o instrumento musical específico escolhido para aprofundamento ao longo do curso. Aprofundar o estudo dos elementos da grafia musical e do solfejo. Aprofundar o conhecimento por meio da composição musical. Analisar e reconhecer intervalos simples e compostos da escala diatônica no ciclo das quintas e quartas em seus modos maior e menor, incluindo cromatismos. Reconhecer funções de acordes diatônicos e cromáticos.

Conteúdo:

  • Composição musical;
  • Empréstimos modais, modulação e harmonia expandida;
  • Escrita musical – composição e registro de suas músicas na partitura;
  • Editoração (software de partituras);
  • Repertório.

 

Plano de ensino

Curso: violão.

Ano/Módulo: Primeiro.

Docente: Daniel de Souza Mendes

Carga horária: 20 horas/aula distribuídas em até seis meses.

Ementa

Estudar o instrumento musical específico escolhido para aprofundamento ao longo do curso. Conhecer sua técnica, seu repertório, suas características e sua linguagem musical. Aprofundar o estudo dos elementos da grafia musical. Analisar intervalos simples e compostos da escala diatônica no ciclo das quintas e quartas em seus modos maior e menor. Formar acordes e analisar suas funções no campo harmônico.

Competências

  • Aplicar a linguagem musical por meio do instrumento;
  • Expressar-se por meio do instrumento, evidenciando o domínio de produção sonora específica;
  • Identificar e apreciar o repertório específico do instrumento;
  • Identificar, reconhecer e articular conhecimentos sobre intervalos, escalas, acordes e suas funções;
  • Aprimorar a desenvoltura corporal, emocional e verbal;
  • Emitir e receber críticas aplicadas à performance.

 

Bases tecnológicas

  • Linguagem musical aplicada;
  • Técnicas de afinação;
  • Natureza física do instrumento;
  • Técnica de execução do instrumento;
  • Leitura à primeira vista;
  • Repertório;
  • Expressão, estilo, caráter e gêneros musicais;
  • Expressão corporal e vocal.

Disciplinas correlatas:

  • História da música;
  • Teoria e percepção musical.

Conteúdo programático – Cronograma

Aula: Conteúdo – Súmula
1 Apresentação; introdução ao estudo do instrumento; apresentação do plano de ensino para o estudante; definição de repertório e material didático.
2 Conhecimento do instrumento; afinação e reconhecimento do braço do instrumento. Conhecimento das funções rítmicas (mão direita) e melódicas (mão esquerda). Repertório: reconhecer as cifras, execução de ritmos simples.
3 Revisão de afinação do instrumento e estudo da primeira posição do instrumento (notas naturais das primeiras 4 casas).Repertório (primeira música): execução do ritmo e prática da fluência do tempo musical. Introdução à segunda música.
4 Estudo de mão direita: dedilhados e ritmos básicos para música popular. Introdução à leitura musical: tablatura e partitura. Apreciação musical. Estudo de métricas binárias, ternárias e quaternárias.
5 Estudo de mão direita: variação dos dedilhados e dos ritmos básicos para música popular. Prática de leitura musical: iniciação aos valores rítmicos.
6 Estudo prático de mão direita: dedilhado simultâneo de baixo e melodia. Estudo de repertório (segunda música) com os dedilhados estudados.
7 Estudo das variações de posições de acordes e introdução ao uso de pestana para transposição de acordes. Reconhecer cifras de acordes com sustenido e com 7ª.Estudo do repertório e aplicação do estudo dos acordes.  Prática de leitura musical: exercícios melorrítmicos.
8 Introdução a intervalos, escalas e acordes a partir da análise do repertório. Introdução a composição musical.
9 Estudo de intervalos e formação de acordes: identificando as principais qualidades de tríades e tétrades. Composição musical: compreender melodia, harmonia e ritmo a partir da prática criativa.
10 Prática de leitura musical. Exercícios de mão direita: ritmos binários, ternários e quaternários.
11 Repertório (terceira música): introdução ao estudo de escalas aplicado ao repertório. Apreciação musical: violão solo, violão base/rítmico e arranjo. Tarefa específica: escrever um comentário crítico sobre a apreciação, desenvolvendo capacidade de articulação dos conhecimentos musicais.
12 Estudo de escala, acordes e formação de campo harmônico em tonalidade maior: compreender a relação das escalas com acordes.
13 Composição musical aplicando o conhecimento de escalas maiores, acordes e ritmos.
Estudo das principais progressões de acordes em modo maior. Ciclo das quintas e das quartas.
14 Estudo de escalas, acordes e formações de campo harmônico em tonalidade menor: compreender a relação das escalas com acordes.
15 Composição musical aplicando o conhecimento de escalas menores. Estudo das principais progressões de acordes em modo menor.
16 Repertório (quarta música): estudo de músicas com escalas.
17 Revisão do semestre com ênfase no repertório.
18 Avaliação e ensaio para apresentação.

 

Metodologia

Aulas expositivas, estudo de técnica instrumental, prática de repertório, apreciação musical. A metodologia é baseada no estudo unificado dos elementos musicais a partir da prática do instrumento, tendo como referência teórica o trabalho de Keith Swanwick (1979) e expresso pela sigla TECLA – Teoria, Execução, Composição, Linguagem e Apreciação. A partir do estudo conjunto destas cinco bases de competência o estudante desenvolverá autonomia artística, capacidades de expressão, além de desenvolver o conhecimento da linguagem musical, por meio do instrumento escolhido.

Bibliografia básica:

PINTO, Henrique: Curso Progressivo de violão, 2°, 3°, 4° ano. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1982.

___________: Iniciação ao Violão (princípios básicos e elementares para o principiante). São Paulo: Ricordi Brasileira, 1978.

FARIA, Nelson: Acordes, Arpejos e Escalas para violão e guitarra. 2ª ed.: Rio de Janeiro: Lumiar, 1999.

___________: A arte da improvisação. Rio de Janeiro: Lumiar, 1991. p. 94

GUEST, Ian: Arranjo: método prático incluindo revisão dos elementos da música. Rio de Janeiro: Lumiar, 1996.

FEWELL, Garrison: Jazz Improvisation for Guitar. Boston: Berkley Press, 2005.

Bibliografia complementar:

SWANWICK, Keith. A Basis for Music Education. London: Routledge, 1979.