Cifras, tablaturas e partituras. Você sabe bem a diferença entre esses métodos de escrita musical???
Levante a mão quem já buscou cifras de músicas na internet?
Acredito que vários de vocês, leitores e leitoras amantes do violão, já devem ter feito isso.
Mas e mudando a pergunta:
Levante a mão quem já buscou partituras de músicas na internet?
Talvez já tenha sido menos mãos levantadas…
Mas e aí: cifras, partituras ou tablaturas, o que usar?
Nós, do grupo Violão Clássico e Cia, temos a postura de desmistificar o uso de meios diferentes de notação musical. Afinal, a cifra, a tablatura e a partitura não são modos divergentes de anotar música. Ao contrário: eles se complementam.
A cifra é aquele tipo de notação que diz o acorde pronto: todos que conhecem a música e sabem os acordes fundamentais no violão, conseguem ler uma cifra e fazer ela soar bem. Claro que tem inúmeras maneiras de fazer o mesmo acorde, o que não diferenciado numa cifragem normal. Isso fica a cargo do arranjo.
A partitura, por sua vez, é a notação que diz as notas, o rítmo, e a pessoa que está lendo a partitura é capaz de fazer a música soar bem, mesmo sem nunca ter ouvido ela antes. Porém a partitura exige que o músico tenha conhecimentos básicos, desses que se aprende no primeiro mês de aula, como o nome das notas no braço do violão.
A tablatura é diferente. Diz a posição onde a mão do músico deve estar, indicando a casa e eventualmente o modo de tocar (com slide, ligado ou sweep picking). Por outro lado, aquele músico que não tem certeza do ritmo e tem dificuldade de tirá-lo de ouvido vai ter problemas na hora de executar a música. Uma curiosidade: a tablatura é um tipo de notação mais antiga do que a partitura, pois remete à escrita de alaúdes lá nos entornos dos séculos XIV – XVII. Mas isso é um assunto para outra hora.
Viram só. Cada um dos meios de registro musical dá uma oportunidade diferente de entender a música. Por sinal, dá pra notar que na imagem desse post tem tanto a partitura quanto a cifra. O que importa é aprender a música que você gosta e se divertir tocando ela, seja qual for o modo de conseguir isso.
E para você, qual seu método favorito?