Bem vindos ao blog!

Bem-vindos ao blog da Violão Clássico e Cia.

Olá, amantes do violão e cia.

Sejam  bem-vindos ao blog do Violão Clássico e Cia. Eu sou o professor Daniel S. Mendes e junto com a equipe da Violão Clássico e Cia trarei aqui alguns tópicos importantes sobre música, com direito a uma pitada de diversão e entretenimento sobre o mundo dos sons. Então, acompanhe nossas publicações e fique atento ao nosso blog.

Que acham de quebrarmos o gelo conversando sobre aulas de violão? Então vamos a uma pergunta crucial. Na primeira aula de um estudante iniciante você aborda primeiro a mão direita, enfatizando a prática rítmica, ou a mão esquerda, enfatizando o conhecimento harmônico?

Aguardo você.

DSM

A primeira aula de violão

Comentários sobre a primeira aula de música na perspectiva do Violão Clássico e Cia

O que esperar de sua primeira aula de violão???

O grupo Violão Clássico e Cia acredita que a primeira aula deva ser cativante e agradável, principalmente para quem está procurando começar a tocar. Nesse momento o futuro músico vai se certificar que é com o violão ou a guitarra em punhos que vai realizar seus sonhos.

Mas não é simples: a primeira aula de violão é sempre um desafio para o estudante e para o professor também. Mesmo aqueles professores mais qualificados devem estar sempre atentos às necessidades do estudante, ouvindo e dialogando com estudante sobre como ele se sente no desenvolvimento das aulas. É nesse primeiro contato que o professor apresenta o plano de curso, a escola e os principais métodos de ensino que ajudarão o estudante a atingir seus objetivos.

Entre em nossos Contatos e marque uma aula experimental gratuita para ver como atuamos na primeira aula.

Você que já é músico experiente, lembra como foi sua primeira aula??? Comente esse post contando para nós como foi sua primeira aula e como ela cativou você a se tornar o músico que é hoje.

Cifras, partituras e tablaturas: o que devo aprender?

Cifras, tablaturas e partituras. Você sabe bem a diferença entre esses métodos de escrita musical???

Levante a mão quem já buscou cifras de músicas na internet?

Acredito que vários de vocês, leitores e leitoras amantes do violão, já devem ter feito isso.

Mas e mudando a pergunta:

Levante a mão quem já buscou partituras de músicas na internet?

Talvez já tenha sido menos mãos levantadas…

Mas e aí: cifras, partituras ou tablaturas, o que usar?

Nós, do grupo Violão Clássico e Cia, temos a postura de desmistificar o uso de meios diferentes de notação musical. Afinal, a cifra, a tablatura e a partitura não são modos divergentes de anotar música. Ao contrário: eles se complementam.

A cifra é aquele tipo de notação que diz o acorde pronto: todos que conhecem a música e sabem os acordes fundamentais no violão, conseguem ler uma cifra e fazer ela soar bem. Claro que tem inúmeras maneiras de fazer o mesmo acorde, o que não diferenciado numa cifragem normal. Isso fica a cargo do arranjo.

A partitura, por sua vez, é a notação que diz as notas, o rítmo, e a pessoa que está lendo a partitura é capaz de fazer a música soar bem, mesmo sem nunca ter ouvido ela antes. Porém a partitura exige que o músico tenha conhecimentos básicos, desses que se aprende no primeiro mês de aula, como o nome das notas no braço do violão.

A tablatura é diferente. Diz a posição onde a mão do músico deve estar, indicando a casa e eventualmente o modo de tocar (com slide, ligado ou sweep picking). Por outro lado, aquele músico que não tem certeza do ritmo e tem dificuldade de tirá-lo de ouvido vai ter problemas na hora de executar a música. Uma curiosidade: a tablatura é um tipo de notação mais antiga do que a partitura, pois remete à escrita de alaúdes lá nos entornos dos séculos XIV – XVII. Mas isso é um assunto para outra hora.

Viram só. Cada um dos meios de registro musical dá uma oportunidade diferente de entender a música. Por sinal, dá pra notar que na imagem desse post tem tanto a partitura quanto a cifra. O que importa é aprender a música que você gosta e se divertir tocando ela, seja qual for o modo de conseguir isso.

E para você, qual seu método favorito?

Sua primeira música de violão clássico

Aqui está a oportunidade de aprender a sua primeira música com violão clássico.

Este vídeo faz parte do material utilizado em aula pelo grupo Violão Doze Notas. Trata-se de consagrados estudos para violão clássico gravados lentamente e com vídeo-partitura. Esse método ajuda a estudante na prática diária.

O que achou desse estudo? Já conhecia o compositor Fernando Sor?

Oficina na Escola Municipal de Música de SP

Registro da estreia.

[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”section” _builder_version=”3.0.47″][et_pb_row admin_label=”row” _builder_version=”3.0.47″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.0.47″ parallax=”off” parallax_method=”on”][et_pb_text admin_label=”Text” _builder_version=”3.0.47″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”]

Em 2017 o prof. Daniel S. Mendes frequentou a oficina Ateliê Contemporâneo, da Escola Municipal de Música e Dança de São Paulo, o que deu a oportunidade de trabalhar composições com dois grupos. Aí na foto está o registro da estréia da peça LETE, para violino, viola, violoncelo, contrabaixo e piano, que foi um dos seus trabalhos de composição nessa oficina. O áudio e vídeo estão sendo mixados e já já vai pro YouTube.

 

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]